BBB e você

Primeiramente quero deixar claro que esse texto não é daqueles que te dá mil e um motivos pra não assistir o programa e mil e dois motivos pra achar que o Bial não deveria ser o apresentador. Eu mesmo assisto, me divirto e até torço, o que eu não faço é ficar votando.

Mas é que é engraçado ver as coisas que acontecem antes, durante e após o BBB.

Uma semana antes do programa eles divulgam a foto dos selecionados e um perfil no site. Aí aquele povo que é fã mesmo, trata logo de fazer uma comunidade no orkut pra cada participante, fora aquela comunidade com o número da edição do programa, que é feita meses antes e tem mais de 500 mil membros antes do programa começar.

Aí o programa começa, e na primeira semana o Brasil julga cada um que está ali dentro, de forma certa ou errada, não importa.

Hoje em dia, com o twitter aflorado, tem gente que faz um perfil só pra cobrir os fatos que acontecem lá dentro, tem gente que fica com raiva e xinga o possível em 140 caracteres, o Boninho posta dizendo o que vai acontecer e desmente boatos, uma ex-BBB é eliminada e em seguida, posta link pirata de PPV, e resumindo, às 22h a timeline do povo fica cheia de #BBB.

Também têm os blogs que são criados por causa do programa, aqueles que levam a sério e fazem textos diariamente tentando entender o psicológico do pessoal que está lá dentro da casa. Têm aqueles que se aproveitam de qualquer pérola dos brothers, tiram foto da dentista com pão no meio do dente, descobrem as roupas bregas que fulaninha usava através do flogão antigo dela e por aí vai. E tem aqueles blogs que fazem o chamado live, com comentários engraçadíssimos bem na hora do programa.

E tem o povo que se descabela, faz a conta do telefone vir mais alta de tanto votar, chora quando o preferido é eliminado, quebra a cabeça pra ver quem é que vai pro paredão e até deixa de sair de noite pra ficar em casa assistindo a casa mais vigiada do Brasil. Também tem a mulher do diretor do programa toda trabalhada na Carmen Steffens e Loreal Paris fazendo sem gracinha o merchan da Ipanema e Nielly Gold. E o Faustão e a Ana Maria Braga, que acabam sendo obrigados a ouvir em seus programas de TV, o pessoal do paredão choramingar “aqui fora”.

E o povo que reclama disso tudo? Diz que é um absurdo, é apelativo, é perda de tempo, é ridículo, influencia as pessoas negativamente e diz que “O Brasil é isso aí, não tem cultura!”. Alguns falam isso em janeiro, e em fevereiro já estão acompanhando, outros falam isso e vão até o fim com o pensamento.

Enfim, respeito mesmo quem não vê, mas não acredito que ninguém perca tempo com outras coisas inúteis, engraçadas e ‘não-cults’ nessa TV brasileira.

Acredito que a questão principal é que as pessoas no geral, até mesmo as que não gostam do programa, curtem tomar conta da vida alheia, é um instinto quase universal. Devemos sempre moderar. E nesse caso nem digo como um mal não, quem assiste ao programa espera por aquele que vai ter as melhores atitudes, ou melhor, as mais coerentes, pra ganhar um milhão e meio.

É de certa forma um reflexo da sociedade, você é observado e julgado o tempo todo e acaba observando, julgando ou tirando conclusões como uma forma de defesa. E da mesma forma que como na ‘vida real’ muita gente exagera nesse quesito, sei que tem muita gente que também exagera na hora de acompanhar um programa de TV, o qual tem o poder de interagir com o público, e sim, acaba ficando bitolado.

Mas voltando… Acaba o programa e somente uma pessoa leva o prêmio, as outras até ganham carro, óculos, tênis, skate, tatuagem, pingüim da Ponto Frio e sei lá mais o que. Creio que nem o Bial que fica com o ouvido doendo de tanto que falam dele, até da meia que ele usa, não chega a ganhar um salário alto assim, será? Então, a Globo volta a passar A Grande Família, Casseta & Planeta, (esse ano teve até Emoções Sertanejas) os exs-BBBs assinam contrato com a Playboy, Paparazzo, Revista Vip e até a Capricho.

Porém, uma coisa é certa, uma hora eles param de fazer presença vip em eventos, o Brasil vai esquecendo até o nome deles e a gente pode até ter se divertido, mas no final o povo checa a conta no banco e está igual, uma pena, né Bial?

Advertisements

1 comment so far

  1. Bruno Marconi on

    Olá, Paulinha Xará (:P)

    Eu tenho orgulho de dizer que não assisti a NENHUM episódio/capítulo do BBB10. Eu digo episódio/capítulo porque realmente acho tudo bastante armado. Enfim, o motivo não é esse.

    Eu acho BBB um grande desrespeito social. Precisei de um grande ESFORÇO para escolher não ver o programa, e isso é ridículo. Nenhum programa de televisão deve ter o direito de fazer isso, ou seja, entrar na sua vida de maneira forçada assim.

    Além disso, eu sou contra essa Indústria do Entretenimento. Em “Boa Noite, Boa Sorte”, filme de 2006 que conta uma história da TV na década de 50, começa com um discurso do protagonista falando que se a TV se tornar puro entretenimento, podemos jogá-la pela janela – não tem valor algum. E é a minha posição do BBB: um programa sem valor.

    Existe, também, o total controle da população. A programação é quem NOS programa – nós somos os programados. Se o Programa do Jô fosse colocado no horario do BBB e vice-versa, as pessoas assistiriam mais um programa cult e informativo que o reality show de madrugada.

    Pra finalizar, vou te dar um exemplo do quanto o BBB entra na cabeça das pessoas e atinge seus graus de importância: Estava eu e meus amigos em um Pub Inglês de Ipanema (ou seja, lugar classe média-alta). Ao mesmo tempo, TV no mudo passando BBB e um homem tocando um dos maiores clássicos do Rock (Pink Floyd – Time). O tal de Dicésar é eliminado. Gritos da torcida contra e a favor abafaram, totalmente, o hino da música mundial. Tudo que eu e meus amigos pudemos fazer foi cantar mais alto.

    Enfim, minha birra com o BBB não é só pessoal. É ideológica.

    Beijinhos e desculpa a demora para postar ou qualquer outra coisa! ^___^


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: