Meu ano de vestibular

Acho justo eu fazer um texto sobre meu ano de vestibular depois de tudo que eu passei. Preparem-se para uma história cheia de aventuras e bichos selvagens.

spoiler do final do texto

spoiler do final do texto

Bom, não sei se vocês sabem, mas o ano de 2009 foi o ano de vestibular mais bagunçado de toda a história contando a partir da descoberta da fórmula F=m.a por Einstein ou Newton, fiquei em dúvida agora.

fui eu que inventei essa fórmula, o máximo que o einsten fez foi dar RT ok

Diferente de algumas pessoas que estudaram comigo no 2º ano, eu não sai do colégio no 3º ano pra ir pra um lugar em que você faz o terceiro ano de manhã e um pré-vestibular à tarde e chega de noite em casa sem ânimo pra estudar. Eu continuei no Colégio Gama Filho numa turma com 14 alunos.

eu era tão ruim nas aulas de laboratório de química que ninguém queria fazer dupla comigo =(

Comecei o ano sem saber exatamente o curso que eu queria fazer. Estava em dúvida entre administração e contábeis. De quebra, comunicação social-propaganda-jornalismo também tinha passado pela minha cabeça e pra facilitar minhas escolhas, muuuita gente me incentivou e disse que combinava comigo.

Mas sabe, em 2008 no meu segundo ano eu fiz a prova da UFRJ porque eu tava ligada naquele lance de “ah, é melhor fazer um ano antes pra você já ir se acostumando, pegar a manha da coisa”. Claro! Lá vou eu no meio de um feriado interromper uma viagem com ozamigues e voltar um dia antes pra fazer a bendita prova, assim, só de onda.

Morrendisono porque só tinha dormido umas 5horas, fiz a prova em menos de 2 horas de qualquer jeito. Além do mais, duas horas de prova é o tempo suficiente pra você ficar com fome e pensar em desistir. E não, eu nem tinha levado Ruffles e consequentemente nem pude tirar a atenção do meu concorrente ao lado ao abrir o pacote e fazer barulhinho. Voltando ao pensamento  iniciado nesse parágrafo: minha nota foi um desastre.

po chico me passa a 3 ai, vou te dar a borracha pra tu botar a resposta

Aí vem o ministro da Educação Leandro Hassum ops Fernando Haddad (tudo brincalhão mesmo) e resumindo faz um discurso baseado (baseado de basear-se ou baseado de doidão mesmo tanto faz) na seguinte frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que esse ano o ENEM vai ser fase única no vestibular, o modelo de prova vai mudar, não vai precisar ser feita a decoreba ZZzZzZ”

unhas róidas = muita tensão / olheiras = madrugadas e mais madrugadas tentando entender porque eu precisava estudar campo magnético

Eu, como já estava pessimista comigo mesmo e também com peso na consciência por dormir na aula de biologia ao invés de aprender sobre a vida sexual dos platelmintos, chegar da aula de biologia e dormir em casa ao invés de estudar, chegar 9h da manhã no colégio ao invés de 7h, não ler Macunaíma e todos os outros paradidáticos pra prova de Literatura e botar a fofoca em dia com ozamigues segunda feira na aula de matemática ao invés de aprender de uma vez por todas logaritmo… Pensei: JÁ ERA MERMAO, PERDEEEEEEU PLAYBOY, PASSA, PASSA PASSA! Ops, não, não sei se passo não! = (

aula do goiabinha ops aula de biologia (juro que não era tempo livre)

Enfim, a única universidade que não aderiu ao ENEM foi a UERJ esperta que só ela, já tinha programado todo seu calendário em Março e quando o Hassad veio com essa idéia ela logo deu Block e ainda reportou como Spam.

A UFRJ quis dar uma de estrelinha e ficou de mimimi na novelinha de fazer uma fase só dela além do ENEM, o que me dava a leve impressão de que não foi TÃO inútil assim eu fazer a prova em 2008.  Finalmente foi decidida a data da prova discursiva: em Janeiro. (detalhe: você fazia a prova sem saber se tinha passado na 1ª fase caso contrário sua prova não era corrigida o que gerou um índice de falta de 46% e me facilitou muito, OBRIGADA MÃE, OBRIGADA PAI, OBRIGADA XUXA!).

pelo menos eu tinha idéias legais na aula de laboratório VIU e se você não gostou mostrei pra professora ela gostou isso que importa

A UFRRJ eu não me interessei muito em saber, pois não iria pra lá mesmo e a prova da UFF eu nem fiz também (no meio do sufuco me arrependi de não ter feito) pois as chances de eu ir pra lá caso passasse eram quase iguais a minha esperança de passar. Serião. Pode me chamar de drama queen, nem ligo.

pedi revisão de prova mesmo to nem ai se abaixarem minha nota processo o fernando haddad e o sarney juntos

Saiu a nota da UERJ. A minha nota foi igual ao mínimo de pontos do ano anterior (2008). Comemorei. Grande erro. Saiu a classificação da UERJ bem na hora que eu tava desligando o computador pra viajar com minha família e com minha miguxa Vanessa. Ela passou. Eu não. Climão. Mas ela é linda e ficou mais triste por eu não ter passado do que por ela ter passado. Sério, muito linda gente.

sérgio, meu prof de geografia com o biscoito que eu dei pra ele, ele é uma fi-gu-ra (L)

No mesmo final de semana da viagem, quem fez o ENEM tinha que se inscrever no site do SISU pra concorrer a uma vaga. Eu, e meus miguxos Vanessa e Matheus fomos pra uma Lan House umas 3 vezes pra fazer isso e o site tava totalmente interditado. Sério Fernando Hassad, 6 milhões de pessoas fazem uma prova e tem o prazo de dois dias pra acessar um site que só pode ter 200 mil acessos simultâneos, TU ACHA QUE ISSO IA DAR CERTO? NÃO RESPONDA que é melhor. Ok, depois de muitas horas conseguimos. Concorrência na Unirio tava braba. (dava pra ver a concorrência no site também – mas só depois de horas tentando). E essas preocupações todas no meio da linda praia do Peró em Cabo Frio, pleno Janeiro de verão carioca. Ó céus.

trilha. EU DISSE que tinha bicho selvagem nessa história, pena q não aparece na foto

Ah, sim. Na Unirio minha única opção era Administração. E nessa altura do campeonato (antes fosse mesmo campeonato de can-can né) eu já tinha decidido: Contábeis. Justo nesse ano foi aprovado a lei que diz que não é preciso ter faculdade de Jornalismo pra ser um jornalista. O que muito me ajudou a eliminar essa opção nas escolhas que eu tinha.

Mas então, eu já estava pensando em que pré vestibular eu ia estudar em 2010 pra tentar de novo, quando… tcharam, a nota da UFRJ sai e no mesmo dia um ser abençoado faz uma classificação de todos os cursos no excel e posta na comunidade do orkut. 180 vagas. Minha posição era a 200. RECLASSIFICAÇÃO! Nunca pensei tanto numa palavra durante duas semanas. 15 dias depois, no dia do aniversário do meu pai, vejo minha aprovação. Uma das primeiras coisas que fiz além de tomar banho e sentir que tinha tirado um peso enorme das costas, foi ir ao colégio pegar meus documentos e contar a notícia pros meus professores lindos que tanto me aturaram! Sério, eles são lindos. Todos muito especiais.

dinheiro pra festa de formatura. viu, pq vcs acham q eu disse q os professores eram lindos pq eles contribuiram mt com nossas rifas e o prof de fisica ainda fez desconto no sitio dele pra gente deixo aqui meu obrigado

Aí a história termina feliz. E eu to aqui esperando minhas aulas começarem em agosto. Enquanto isso vocês vão acompanhando no twitter, aqui no blog e afins esse meu tempo de ócio. Tô topando ir ao banco com meu pai, ir ao médico com minha vó, ir em rodízio de pizza no fundão segunda à tarde e até inauguração de supermercado, quem souber só avisar.

Obs: fazer a prova do ENEM no Rio de Janeiro, do lado de uma favela barulhenta no dia da final do Campeonato Brasileiro, o qual o flamengo foi campeão, olha… foi dose, viu?

5 comments so far

  1. bruno on

    juro q eu li tudo, até me emocionei.. haha

  2. raissa on

    Só vou ler tudo quando você disse que f=ma foi descoberta por Newton!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Estevão on

    Eu lí até o final tb!!

    Agora vc será minha substituta na Praia Vermelha!
    Vc vai gostar! Apesar das coisas serem meio velhas, a vista é linda!!

    Arrebenta lá!

    Beijo

  4. Marcela on

    HAHAHAHAHAHA
    Valeu a pena, amiga, pq o final é feliz e vc tem essa história divertida pra contar.
    Vc só esqueceu de acrescentar que vc tbm topa ir pra roça de Itaipu comer comida mexicana, e se perder no metrô da central no processo.
    Por isso que eu amo essa menina ;D
    Beijão, linda =)

  5. Thayná Pereira on

    Oi! Estou em ano de vestibular, ainda de férias mas só penso em vestibular e o tempo que estou na internet é pesquisando sobre o assunto! rs E foi num momento desses que encontrei seu post contando sua história, anos depois hahaha Mas me incentivou bastante! Desejo tudo de bom pra vc! Bjinhos!


Leave a comment